Pedra que Ronca

A  lendária e enigmática Pedra que Ronca é uma formação rochosa no meio do mar de Itapuã em Salvador. A história diz que a tal pedra, que surgia com o mar vazante, emitia um som muito parecido com um ronco. A Pedra está no cerne de tradições populares do bairro e de explicações sobre a origem do nome Itapuã.


O mar calmo de ondas médias da Praia de Itapuã é banhado pelo oceano Atlântico. Em determinados pontos da água, existem grandes pedras que formam piscinas naturais. E é justamente próxima a uma piscina natural na praia da Rua K em Itapuã que se encontra a famosa Pedra que Ronca.


Referência cultural da comunidade itapuãzeira, a Pedra é reverenciada durante os festejos de Iemanjá em fevereiro, e durante ritos de passagem de moradores. É também ponto citado em passeios náuticos (como caiaque ou canoa havaiana partindo da Praia da Rua K), que levam visitantes a conhecer a formação rochosa no mar.


Para mais informações sobre a Pedra que Ronca, por favor entrar em contato com a recepção do Casa Di Vina Boutique Hotel ou nosso Whatsapp Concierge.sadivinabahia.com.

Assista ao episódio sobre a Pedra que Ronca da websérie "Lendas de Itapuã", produzido pela Casa Di Vina. A série mergulha nas histórias que atravessam gerações e moldam o imaginário de um dos bairros mais emblemáticos de Salvador, revelando a riqueza cultural e afetiva de um território onde o visível e o invisível caminham juntos.