NOVIDADES

Novidades

FESTA DE IEMANJÁ

Flores ao mar, samba no pé, suor e lágrimas que lavam a alma. A Festa de Iemanjá em Itapuã é uma das mais autênticas manifestações culturais e religiosas da cidade de Salvador.

Pouco conhecida pelo grande público e mais antiga que a festa do bairro do Rio Vermelho, a celebração na praia de Itapuã preserva tradição popular original e é realizada pelos próprios pescadores da região em formato familiar desde 1898.

A Festa de Iemanjá acontece todo dia 2 de Fevereiro em alguns dos pontos mais significativos do bairro, de acordo com a seguinte programação:

6h30- Entrega do Presente de Oxum (Lagoa do Abaeté)

9h- Feira de Artesanato das Mulheres de Itapuã (Rua da Música) 

9h30- Roda de Capoeira (Rua da Música) 

10h- Chegada do Presente de Iemanjá na Colônia de Pesca (Rua da Música) 

10h30- Xirê de Iemanjá (Rua da Música) 

13h- Samba de Viola (Rua da Música)  

16h- Saída do Cortejo Marítimo para Entrega do Presente de Iemanjá (Rua da Música)  

*Estacionamento na entrada da Rua da Música


REALIZAÇÃO: 
Colônia de Pescadores Z06 Itapuã
Prefeitura de Salvador

APOIO:
Casa Di Vina
VITRAL MODERNISTA

Instalado em 23 de outubro, o novo vitral em homenagem ao “sol que arde em Itapuã” tem desenho do artista plástico baiano Calasans Neto. A ideia de refazer o elemento teve início numa conversa com Gesse que nos contou sobre o antigo vitral de duas lindas cabras desenhadas por Calasans, que no local já não estava desde o ano de 2000 e cujos registros parecem ter sumido no tempo.

A primeira saga foi a de tentar encontrar o desenho original do vitral em contato com antigos moradores da casa, vizinhos, e fazendo busca profissional nos arquivos de Calasans. A frustração de não encontrar o original deu lugar à empolgação quando Eduardo, da família de Auta Rosa e Cala, nos mostrou a foto de uma das grades verticais da antiga casa do artista plástico, com quase o mesmo formato do vão do vitral da casa de Vinicius. Achamos que, pela amizade dos dois, a coincidência era sinal de seguir em frente, usando o desenho solar do gradil de Cala para compor o novo vitral do poeta.

Em busca da melhor execução para a confecção do vitral, o arquiteto baiano Nivaldo Andrade nos indicou o professor José Dirson Argolo, que por sua vez indicou o melhor estúdio de vitral do Brasil: o Estúdio Sarasá, em São Paulo. A criação de Toninho Sarasá e sua equipe durou mais de um ano, com muitas idas e vindas, pesquisas e testes. Como o desenho de Calasans não tinha cores, por se tratar de um gradil, o maior desafio foi o de colorir as figuras. Os primeiros testes tinham tons pastéis e eram lindos, mas não tinham a cara de Cala. Iniciamos uma pesquisa numa coletânea do artista super especial feita pela Odebrecht e achamos nosso sol vermelho. Depois disso foi mais fluido ir compondo com tons terrosos, por vezes soturnos. Calasans tinha um jeito nada óbvio de colorir as figuras, mas mais uma vez contamos com a ajuda da família do artista e chegamos a um belíssimo resultado, que deixou a todos felizes.
BAR DO PIQUE

Um lugar de encontro e descontração acaba de ser inaugurado na antiga casa de Vinicius de Moraes e Gessy Gesse. O Bar do Pique nasce como homenagem ao bar homônimo idealizado nos anos 70 pela atriz e pelo poeta, para receber amigos e celebrar a arte do encontro. O novo projeto da Casa Di Vina, em parceria com o escritório de arquitetura Superlimão, tem sotaque baiano-modernista e abusa de muita arte. Um convite a passear “com o olhar esquecido no encontro de céu e mar”, descobrindo cada cantinho das muitas histórias que aconteceram ali.
O CANTO DA SEREIA

Em visita a sua terra natal, Salvador, a atriz Ingra Liberato visitou o Casa Di Vina Boutique Hotel, em Itapuã, localizado em um cenário idílico de natureza exuberante, na casa onde viveu o poeta Vinicius de Moraes, com sua sétima esposa, a baiana Gessy Gesse. Em sua visita, Ingra relembrou a personagem da minissérie “O canto das sereias” exibida pela Rede Manchete, em 1990, em que a viveu a sereia Teoxiope, protagonista da minissérie dirigida por Jayme Monjardim com roteiro de Paulo César Coutinho.
JAZZ AO VIVO

Buscando dar continuidade ao hábito de Vinicius de promover rodas de música em sua casa, sempre no último sábado do mês acontece em nosso restaurante o projeto musical Noite Di Vina. Em clima de sarau intimista, o Noite Di Vina tem recebido importantes artistas brasileiros, a exemplo de Mariene de Castro, Monica Salmaso e Xangai. Em 2023, a casa convida a noites de jazz ao vivo em sua varanda, lideradas pelo saxofonista Paulinho Andrade e pelo pianista Luizinho de Assis.

O ambiente do local evoca o romantismo do relacionamento de Vinicius e Gesse e o sossego característico das tardes em Itapuã. No jardim estão disponíveis mesas ao ar livre e um colorido parquinho para as crianças.  

O quê: Noite Di Vina - Jazz ao Vivo na Casa de Vinicius de Moraes
Quando: 29 de julho, 26 de agosto, 30 de setembro, 28 de outubro, 25 de novembro de 2023
Horário: 21h às 23h
Valor Couvert: R$ 20 
IN AQUA SANITAS, IN VINO VERITAS

Sabia que contamos com rótulos exclusivos de importantes vinícolas brasileiras? O Casa Di Vina, vinho poético da vinícola Torcello, foi especialmente desenhado para nosso restaurante, e está disponível nas versões Merlot e Tannat. 

A uva Merlot, mais expressiva e melhor adaptada às condições climáticas do Vale dos Vinhedos, foi a escolhida para a elaboração desse rótulo super especial. Onde as características frutadas da uva como ameixa, amora e framboesa estão combinadas com as notas de baunilha e a textura aveludada proporcionada pelo amadurecimento em barricas de carvalho. Em boca mostra-se elegante e com taninos macios.

Já a Tannat vem de casta francesa que vem se tornando cada dia mais conhecida e consumida por suas propriedades benéficas à saúde, devido à alta concentração de resveratrol, poderoso antioxidante presente na semente e na casca das uvas tintas. Um rótulo de cor rubi intensa, aromas de baunilha, café, chocolate, ameixa, geleia de framboesa e morango. Em boca mostra taninos marcantes e redondos, além de apresentar uma ótima persistência.

Prefere bolhinhas? Contamos também com dois rótulos de espumantes da Vinícola Fabian, exclusivamente criados para o Casa Di Vina, disponíveis nas versões Brüt e Rosé.
Share by: