Festa de Iemanjá em Itapuã

Flores ao mar, samba no pé, suor e lágrimas que lavam a alma. A Festa de Iemanjá em Itapuã é uma das mais autênticas manifestações culturais e religiosas da cidade de Salvador. Pouco conhecida pelo grande público e mais antiga que a festa do bairro do Rio Vermelho, a celebração na praia de Itapuã preserva tradição popular original e é realizada pelos próprios pescadores da região em formato familiar desde 1898.


O mais antigo registro da festa de Iemanjá em Itapuã é uma nota publicada no jornal A Coisa, edição de 30 de janeiro de 1898, que tinha entre seus redatores, o principal, Manoel Querino:


"Itapuã. Realizar-se-á no dia 2 de fevereiro, com a pompa costumeira, a festa daquela freguesia. Haverá chegança, dança de mouros, quebra-potes e muitas outras diversões. Em vista de não haver transporte para aquele aprazível lugar e o dia ser de grande concorrência, a Companhia Baiana resolveu dar vapores para lá, pelo diminuto preço de 500 reis, por ida e volta”.


A nota fala em pompa costumeira o que significa que já era realizada alguns anos antes de 1898; ressalta a presença da chegança, no que a Festa de Itapuã foi pioneira, dentre as festas populares da capital, e a data de 2 de fevereiro, reforçando os indícios de que no final do século XIX os pescadores já promoviam o culto à Mãe D’Água, bem antes do presente nas festas do Rio Vermelho.


A Festa de Iemanjá acontece sempre no dia 2 de Fevereiro e percorre alguns dos pontos mais significativos do bairro de Itapuã em Salvador: Lagoa do Abaeté e Colônia de Pescadores Z06 (na Praia da Rua K ou Rua da Música), bem próxima da Casa Di Vina Boutique Hotel.


Para mais informações sobre os festejos da Festa de Iemanjá em Itapuã, por favor entrar em contato com a recepção do Casa Di Vina Boutique Hotel ou nosso Whatsapp Concierge.